» BLOG

Sugestão de estudo independente

2019-02-26 Cristina Água-Mel 0 materiais

Duas horas por semana para estudar uma língua parece "fazível," mas quando estamos muito ocupados é fácil "esquecer" ou procrastinar dizendo "hoje não tenho tempo, amanhã estudo" e chegarmos ao fim da semana sem uma única hora dedicada à língua. Se é uma pessoa verdadeiramente organizada e disciplinada então sugiro que marque na sua agenda um dia e uma hora, preferencialmente nas primeiras horas da manhã e nunca ao fim de semana, e respeite religiosamente essas 2 horas de estudo de língua. Se não for muito disciplinado/a, ou se depois de tentar algumas semanas esse sistema não funcionar, sugiro que tente 20-30 minutos por dia, sempre mais ou menos à mesma hora — como se fosse uma pausa para "descanso" das suas outras tarefas diárias. Trate a aprendizagem da língua portuguesa como um prazer (como uma pausa diária para comer um chocolate ou fazer algo que goste de fazer e/ou lhe dê prazer) em vez de uma tarefa obrigatória. Assim será mais fácil manter o seu compromisso com a língua e se, por acaso tiver de faltar — por um motivo de força maior — poderá facilmente no dia seguinte acrescentar 20 minutos à meia hora daquele dia. Além disso, manter o contacto com uma língua é muito mais produtivo/gratificante se for feito todos os dias do que uma vez por semana.

Sugiro que cada dia tente uma "tarefa" ou competência (ler-ouvir-falar-escrever) diferente, como no seguinte exemplo:

dia 1 (20-30m) ler um livro / um blogue / um jornal da minha preferência dia 2 (20m) ouvir um podcast / ver um programa de tv / assistir a uma série (dobrada ou legendada em português) dia 3 (20m) fazer exercícios de gramática online ou de um livro que tenha soluções dia 4 (30m) encontrar alguém que faça um intercâmbio consigo PT-ES dia 5 (30m) "brincar" com a língua falada e escrita exs. i) leia textos em voz alta, grave as suas leituras e depois oiça a sua gravação ii) faça "shadow reading" = encontre um texto gravado (lido por um nativo) e oiça-o usando auriculares (headphones) ao mesmo tempo que ouve a gravação leia a transcrição do áudio ou repita o que está a ouvir através dos auriculares gravando-se... no fim compare as duas gravações. O seu texto/a sua gravação não deve ter mais de 5-8 minutos. saiba mais sobre shadow reading aqui: https://www.youtube.com/watch?v=fRbmIDQJR_k

iii) Selecione uma pequena frase como por exemplo uma citação famosa ou um mini-parágrafo de algo que leu e faça uma paráfrase e/ou um resumo. iv) faça mindmaps de palavras da mesma família (ex. casa, casinha, casarão, casota, casebre, caseiro, casal, acasalar, casamento, etc.) do mesmo tópico (carnaval, máscara, disfarce, festa, desfile, partida, alho porro, martelinho, fitas de papel, papelinhos, etc.), ou — simplesmente de coisas/ideias que lhe vêm à cabeça (ex. comece por listar todas as cores que conhece, uma semana depois regresse a esta lista e verifique se consegue acrescentar mais alguma cor... duas ou três semanas depois "regresse" a esta mesma lista e acrescente "coisas" que estejam associadas a cada uma das cores, etc.) dia 6 escrever um texto — pode começar por fazer um diário do que aprendeu durante a semana / descrever tudo o que fez para praticar português ou relatar a conversa que teve com alguém em português num intercâmbio online ou num blogue dia 7 descanso semanal (merecido)


Comentários

Ainda não há comentários

Deixe um Comentário

Nota: sem HTML

Facebook

Inscreva-se

Receba uma notificação sempre que é adicionado conteúdo