» BLOG

Acordo Ortográfico de 1990

2019-04-07 Cristina Água-Mel 0 geral

Eu sou a favor do acordo ortográfico!!!! Mais, acho que este acordo é fundamental para a sobrevivência do Português como uma das línguas mais faladas do mundo!

As línguas não pertencem a ninguém, nem sequer a um território. A língua é dos falantes, onde quer que vivam. Foi por isso que Pessoa, que viveu tantos anos na África do Sul e era um falante e escritor bilingue, disse que a pátria dele não era Portugal, mas a língua Portuguesa!!!!

O inglês falado como segunda língua pelos indianos não é inferior ao inglês falado em Oxford ou Washington, é apenas uma variedade diferente de "world englishes"!

O acordo não pretende alterar a ortografia para que nos entendamos melhor. Pretende apenas uma maior uniformidade que facilita não apenas a publicação mas também o ensino da língua portuguesa.

Os falantes de inglês não fazem acordos entre si pois têm o privilégio da sua língua ser a língua franca do mundo inteiro e dos países onde se fala inglês como língua materna serem países desenvolvidos com boas redes escolares e uma literatura de renome e importância global!

Se olharmos para línguas com características mais próximas da nossa como o Espanhol e o Francês. eles também não precisam de assinar acordos porque desde há muito que têm uma Academia que decide não apenas pela língua falada nos países europeus, mas em todos os outros.

Se os Portugueses não fizerem um esforço para se aproximar dos 200 milhões de brasileiros e do crescente número de africanos que apesar de tudo adotaram a nossa língua e lhe vão acrescentando valor e importância mundial, no futuro iremos ter duas ou três ou mais línguas independentes com raízes no galego-português e o "nosso" Português tornar-se-á numa língua mais que minoritária, falada por uns míseros 10 milhões de pessoas (ou menos) que terão que ser obrigatoriamente bilingues noutra língua, como são hoje, os dinamarqueses e os holandeses, pois ninguém vai querer aprender a falar o português de Portugal!


Comentários

Ainda não há comentários

Deixe um Comentário

Nota: sem HTML

Facebook

Inscreva-se

Receba uma notificação sempre que é adicionado conteúdo